A escolha do melhor Logotipo

Nesta seção "Diário",vou estar analisando com os leitores como encontrar a idéia para começar a criar uma identidade visual.
Lembrando que Identidade Visual é todo um conjunto de elementos ,cores,fontes,imagens,que dão origem ao seu Logotipo/Artes de papelaria/Midia/Web.....e assim por diante.Tudo que ao olhar,imediatamente o cliente lembra você e seu produto.
Ai está a responsabilidade do Designer em preparar toda essa criação.O Design de cada elemento...as cores que transmitem o que queremos...tudo isso deve minuciosamente ser estudado,elaborado,e por fim concretizado.

.......Muitos clientes tem me falado....."Eu quero criar minha marca,mas nem sei por onde começar"...
Então aos poucos vamos ajuda los a dar vida a sua imaginação.

Tudo começa com o nome da minha Marca....ou Logotipo {termo mais aplicado}

-Nome Próprio.-Muitos tem aderido o próprio nome a sua Marca.Porém devem tomar cuidado pois podem haver similaridade com outra marca.Deve haver uma pesquisa de nomes antes.Embora conhecemos grandes marcas que são conhecidas pelo nome da pessoa.

-Nomes Diferentes- Estes soam como bordão,dificil de esquecer,principalmente quando tem uma pitada de humor,ou está relacionado a um apelido da pessoa,ou algo relacionado a sua vida,que só ela entende o significado do nome...{particularmente acho originalissimos}Ex: Gizoca


-Nomes relacionados a sua atividade.-Ex: a pessoa trabalha com tecido e usa no nome da marca as palavras: fio, tecido, pano, trapo, patchwork etc. Ou de forma mais genérica, utilizando palavras como: Arte, Art, Artesanato, Mimo, Acessório, Craft, Ateliê, Design. O legal aqui é a associação imediata com aquilo que a pessoa faz. Se a pessoa faz sabonetes artesanais e a sua marca chama “Bolinha de Sabão”, a associação é rápida e natural.

E antes de se decidir, pesquise muito. Faça uma busca no Google, converse com seus amigos e família e se achar necessário, busque ajuda de um profissional da área.

Depois de escolhido o nome,precisamos transforma lo em Logotipo.Isto pode ser feito atraves do próprio texto,como no caso do Google,não tem como não reconhecer ao olharmos para este nome...sabemos do que se trata com certeza...e não precisou ter ícone algum para acompanha lo.

Ou no caso da Coca Cola...a tipografia a faz única.Simples,e reconhecível onde quer que apareça.
Já tem aqueles que são identificados por um ícone.Observe este logotipo que vem acompanhado de uma ilustração,e veja ao lado a ilustração dela que poderá estar representado a marca mesmo sozinho.
Como no caso do meu logotipo também que pode ser representado pela minha mascotinha.
Por isso antes de começar a elaborar sua identidade visual.....pesquise muito e veja o que mais chamará atenção ao seu produto,e deixe por nossa conta criar algo que realmente os apaixone!

O Próximo Post continuará falando sobre identidade visual,não percam!


3 comentários:

  1. Oi Solange, recebi hoje os meus cartões que você fez. Ficaram lindos!!!
    A Tag, fiquei de pegar hoje a tarde, pois esquecera de fazer o furo na lateral. Mais eu vi, ficou linda Também.
    E as etiquetas, hummm maravilhosas.!!! Muito obrigada amiga, amei. Depois fotografarei e mostro no face, viu?
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magali ,com certeza eu quero ver sim.....é minha satisfação ver meu trabalho impresso e você feliz com ele.Abraços querida,estarei sempre a disposição!! <3

      Excluir
  2. haaaaaaaaa eu quero muito por favor amei sua ideia parabens

    ResponderExcluir

É sempre muito bom receber voçê aqui,e obrigada por deixar seu recadinho,saiba que aprecio muito.